Câncer de Próstata
julho 15, 2021

Câncer de Bexiga

O que é: O câncer de bexiga é o segundo tumor maligno mais comum das vias urinárias, ficando atrás apenas do câncer de próstata. É o diagnóstico a ser descartado em casos de sangue na urina (mas felizmente o mais raro dentre os possíveis!), e também pode causar outros sintomas, como urgência miccional, aumento da frequência urinária ou ardência ao urinar. Até 80% dos casos são diagnosticados ainda em fases iniciais, sendo possível controle e até a cura da doença.

Fatores de risco: O tabagismo é o principal fator de risco para desenvolver este tipo de câncer e está associado a 50% dos casos da doença. Pessoas que fumam tem 5 vezes mais chances de apresentarem câncer de bexiga.

A exposição ocupacional, principalmente nas indústrias que fabricam determinados produtos (tinta, borracha, couro) também é um fator de risco. 

Diagnóstico: O ultrassom das vias urinárias é o exame mais comumente utilizado para detectar lesões maiores de 5 mm e é suficiente para indicar a cirurgia para retirada do tumor. Outros exames como a tomografia e a ressonância magnética também dão informações detalhadas quanto ao estadiamento da doença. Alguns exames urinários também colaboram no diagnóstico e seguimento pós-operatório.

Tratamentos: A Ressecção Transuretral da Bexiga (RTUb) é o procedimento inicial, pois trata a maioria dos tumores, além de fornecer o diagnóstico definitivo e auxilia na avaliação do estágio da doença. Tratamentos posteriores como injeções medicamentosas na bexiga ou mesmo a retirada total do órgão podem ser necessários e sua indicação deve ser bem avaliada individualmente.

fale conosco