Câncer de Rim
setembro 16, 2021
Disfunção Erétil
setembro 16, 2021

Câncer de Testículo

O que é: O câncer de testículo é o tumor mais frequente nos homens jovens e geralmente ocorre entre dos 15 e os 50 anos de idade. Felizmente, as neoplasias testiculares têm uma alta taxa de cura, principalmente se diagnosticados em fases iniciais. Como os testículos são facilmente palpáveis, é possível o diagnóstico precoce, ao se notar aparecimento de algum nódulo. Geralmente estes nódulos são indolores, porém alguns pacientes podem sentir dor escrotal, aumento da bolsa, dor abdominal e lombar, além de perda de peso.

Fatores de risco: O principal fator de risco para neoplasias testiculares é a criptorquidia (testículo não-descido), principalmente quando não corrigida precocemente. Outros fatores são: atrofia testicular, síndromes genéticas, história familiar da doença, portadores de HIV e uso crônico de maconha. 

Diagnóstico: Caso seja palpado uma nodulação no testículo, é imperativa a investigação com exames específicos. Desta forma, o auto-exame é fundamental! O ultrassom é o exame de escolha para a avaliação e confirmação da presença do tumor. Exames de sangue, chamados marcadores tumorais, também são necessários tanto para o diagnóstico quanto para o seguimento após o tratamento. A tomografia ou a ressonância magnética são utilizadas para realizar o estadiamento da doença.

Tratamentos: Se diagnosticado precocemente e tratado adequadamente, o câncer de testículo geralmente é curável. O tratamento inicial consiste na retirada do testículo por via inguinal (orquiectomia radical), possibilitando a análise do tumor e estadiamento definitivo. Este procedimento pode ser curativo, porém, outros tratamentos podem ser necessários, a depender dos resultados dos exames iniciais, tais como cirurgia para retirada dos gânglios do abdome, quimioterapia ou radioterapia.

 

fale conosco