Hiperplasia (aumento) Benigna da Próstata
setembro 16, 2021
Câncer de Rim
setembro 16, 2021

Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (Andropausa)

O que é? O Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), anteriormente conhecido como andropausa, é caracterizado por níveis reduzidos de testosterona no sangue, associados a quadro clínico específico, que envolve diminuição da libido, perda de energia, sensação de desinteresse nas coisas prazerosas da vida, disfunção erétil, cansaço, perda de massa muscular, insônia e até fraqueza óssea.

Diagnóstico: É clinico-laboratorial, ou seja, envolve a presença das queixas clínicas acima, juntamente com a confirmação laboratorial de testosterona baixa no sangue, dosada pela manhã.

Tratamento: É realizado com a reposição hormonal da testosterona, com melhora significativa dos sintomas e boa segurança para o paciente, quando realizado adequadamente. Este tratamento deve ser indicado e acompanhado de perto pelo seu médico urologista, tendo em vista suas contraindicações e riscos de seu uso. Homens com histórico familiar forte de câncer de próstata, PSA elevado, apneia do sono severa, câncer de mama masculino, hematócrito elevado e sintomas severos de obstrução urinária devido à hiperplasia prostática benigna são possíveis contraindicações para realização de reposição hormonal.

As principais vias de reposição são através de injeções intramusculares de curta (em geral a cada 2-4 semanas) ou longa duração (a cada 3 meses) e o gel de uso diário.

Após o início do tratamento, devem ser realizados exames periódicos para acompanhamento da reposição e para detecção de eventuais efeitos colaterais, principalmente com seguimento do PSA e hematócrito. Hoje em dia sabe-se que a reposição hormonal não causa câncer de próstata, porém pode contribuir para o crescimento de um tumor pré-existente.

fale conosco