Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
setembro 16, 2021
Fimose
setembro 16, 2021

Ejaculação Precoce

O que é? A ejaculação precoce primária é definida pela Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM) como “uma disfunção sexual masculina caracterizada pela ejaculação que ocorre geralmente ou sempre antes da penetração vaginal ou até um minuto após, associada à incapacidade de retardar esta ejaculação, gerando consequências pessoais, como incômodo, angústia, frustração e aversão à intimidade sexual”. Este tipo de ejaculação precoce tem início em conjunto com a primeira experiência sexual e permanece durante a vida.

Outro tipo de ejaculação precoce é a adquirida ou secundária, no qual o início se dá após algum tempo de ejaculações normais. O tempo de ejaculação é curto, mas não tanto quanto na ejaculação precoce primária.

A ejaculação precoce adquirida está presente em 20 a 30% dos homens, enquanto a primária varia de 2 a 5%. A causa não é bem definida, sendo mais provável a união de fatores biológicos e psicológicos, incluindo ansiedade, hipersensibilidade peniana e disfunção dos receptores de serotonina.

Tratamento: Envolve estratégias comportamentais (alterar hábitos durante a relação, foco em preliminares, técnica “stop-start” ou “pause-squeeze”), exercícios pélvicos, agentes anestésicos tópicos e inibidores da recaptação da serotonina (paroxetina e dapoxetina, principalmente). Além disso, muitos pacientes se beneficiam de terapia psicossexual para melhora dos sintomas.

fale conosco