Câncer de Próstata
julho 15, 2021
Hiperplasia (aumento) Benigna da Próstata
setembro 16, 2021

Litíase urinária (“Pedras nos rins”)

O que é? A litíase urinária, também chamada de cálculos ou pedras nos rins, se dá pela deposição de alguns tipos de sais nas vias urinárias. É comumente formada nos rins, porém pode se deslocar para o ureter (canal entre o rim e a bexiga) e para a bexiga, muitas vezes causando sintomas nessa passagem.

Cerca de 10% da população é acometida, principalmente entre 20 e 50 anos de idade, sendo mais comum em homens.

Os cálculos urinários podem ser silenciosos e não provocar sintomas, causar dores leves, ou até obstruir a via urinária e provocar uma dor lombar de forte intensidade (chamada cólica renal). Essa dor geralmente vem das costas, passando pelo flanco e seguindo até a região inguinal/genital e é muitas vezes acompanhada de náuseas e vômitos.

Fatores de risco: Para formação de cálculos, é necessária uma predisposição genética, mas fatores externos como dieta inadequada e sedentarismo também têm um papel muito importante nesta fisiopatologia. As alterações mais comuns da dieta que contribuem para o aparecimento de pedras na urina são a baixa ingesta de líquidos e o alto consumo de sódio e proteínas animais.

Diagnóstico: O diagnóstico pode ser incidental, em exames de rotina de pacientes assintomáticos, ou durante investigação de dores lombares. Os principais exames utilizados nos dias de hoje são a ultrassonografia das vias urinárias e a tomografia computadorizada. Alguns pacientes formadores de cálculos podem necessitar de exames laboratoriais específicos para diagnosticar distúrbios metabólicos passíveis de tratamento medicamentoso.

Tratamentos: Até 80% das pessoas que possuem diagnóstico de cálculo urinário não precisarão de tratamento cirúrgico ou medicamentoso. Com mudanças nos hábitos de vida que incluem hidratação adequada, dieta balanceada e exercícios físicos, o cálculo poderá ser eliminado naturalmente na urina.

Cálculos grandes (geralmente maiores de 5-7mm), múltiplos ou aqueles sintomáticos provavelmente necessitarão de algum tipo de intervenção. Casos específicos podem se beneficiar de uma terapia medicamentosa. As modalidades de tratamento incluem ondas de choque, Laser ou energia ultrassônica, através de litotripsia extracorpórea, acesso transuretral (através do canal da urina) ou percutâneo. A indicação do melhor tratamento é extremamente importante para melhorar a chance de sucesso no tratamento dos cálculos, então uma consulta com urologista é fundamental.

 

 

fale conosco