Também chamada de Fluxometria Livre, é um exame simples, indolor e não invasivo, no qual o paciente urina em um funil ligado a um sensor, que por sua vez, mede a velocidade e fluxo urinário. Em linhas gerais, esse exame mede a força e o padrão do jato de urina.
Para que se obtenha o melhor resultado, o paciente precisa estar relaxado, confortável e em ambiente privativo. É um exame que não pode ser forçado ou realizado com pressa.
No Instituto de Urologia São Paulo, temos uma equipe treinada para acolher os pacientes e colaborar para o seu bem-estar durante o exame.
Possuímos uma estrutura de alto padrão, confortável e rigorosamente higienizada. Os equipamentos são esterilizados a cada paciente, garantindo a máxima segurança durante o exame.
Os exames são agendados com intervalos amplos, para que todos os pacientes possam fazer o exame no seu tempo.
Não é necessário nenhum preparo especial. Solicitamos que o paciente tome água normalmente até sentir um desejo normal de urinar.
Fazer o exame com a bexiga muito cheia ou muito vazia pode prejudicar o resultado e a interpretação do exame.
É por isso que, no Instituto de Urologia São Paulo, prezamos pela paciência e deixamos o paciente à vontade para fazer seu exame. Apesar dos exames serem agendados, marcamos os pacientes com intervalos confortáveis para que todos realizem o seu com tranquilidade.
Somados aos sintomas e ao exame físico, a urofluxometria fornece dados que auxiliam o urologista na avaliação de como o paciente está urinando. Portanto, é importante para tomada de decisões quanto a melhor conduta para cada caso, que pode variar entre seguimento periódico, medicamentos e até cirurgia.
Nesse sentido, é usado também na avaliação da eficácia da eventual terapia instituída (medicação ou cirurgia), ao comparar os valores e curvas de antes e depois do tratamento.
Instituto de Urologia de São Paulo 2024. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Agência M.SEO